[layerslider id="1"]

Vanessa Kaminski – História e Prevenção.

Categoria: Cuide-se!, Outubro Rosa Tags:

Estamos no Outubro Rosa, nesse mês promovemos uma ação social em prol da ACPAC – Associação Casa de Passagem e Apoio a Pessoa com Câncer – onde parte da renda será doada para a instituição. E convidamos algumas mulheres guerreiras, para ter um dia diferente em suas vidas e contar um pouco da sua trajetória na luta contra o câncer.

Hoje a nossa convidada é a Vanessa Kaminski, ela aceitou nos contar um pouco da sua história e ainda deu dicas sobre prevenção.

 

Vanessa conta que em razão de diversos casos de câncer em sua família, desde os 35 anos fazia acompanhamento médico. Em dezembro de 2011 fez exames de mamografia e ecografia mamária que resultaram normais.

Mas em junho de 2012, ela notou que tinha um nódulo na axila, que já se tratava de linfonodos aumentados de volume. O tratamento inicialmente indicado consistia em 8 sessões de quimioterapia. Como o câncer era muito agressivo foram prescritas 4 sessões de quimioterapia direcionadas às mamas e 4 direcionadas para o pulmão. Os cabelos caíram após 15 dias da primeira sessão de quimioterapia. A medicação relativa das 4 últimas sessões de quimioterapia era mais forte em comparação as primeiras, e houve queda das unhas, sobrancelhas e cílios, além do mal estar constante. Sua última quimioterapia foi no dia 28 de novembro de 2012, em seguida foram feitos exames e os resultados foram excelentes, pois a quimioterapia tinha sido satisfatória, sendo indicada a cirurgia de retirada das mamas e dos linfonodos para evitar recidiva da doença.

 

 

Vanessa acredita que tanto os profissionais da medicina quanto as técnicas cirúrgicas atualmente utilizadas são excelentes, mas não há como esperar que resultado desses procedimentos seja rápido e nem igualado a cirurgias estéticas uma vez que se reconstrução. É verdadeiramente um recomeço.

 

Além dessa expectativa com relação à reconstrução da área afetada, há uma situação complicada relativa aos medicamentos que podem facilitar o ganho de peso. Vanessa alerta que, embora ela ainda tenha hábitos sedentários, é imprescindível que se dê muita atenção à alimentação, que deve ser saudável, bem como a prática de exercícios físicos diários.

Para finalizar, esclareceu que as pessoas precisam se cuidar e se preocupar com a saúde independentemente da sua idade. Depois da doença, Vanessa tem lutado para conscientizar as pessoas para que se previnam, para que utilizem o outubro rosa para lembrar da prevenção e sugere que as pessoas (homens e mulheres) elejam o mês do próprio aniversário para cuidar da saúde, consultar um médico e fazer todos os exames prescritos para possibilitar a detecção precoce de qualquer doença.

 

Produção: Neusa Previatti

Cabelo e Maquiagem: Silvana Hair

Fotografia: Samuel Linhares

26 pessoas amaram.

Uma resposta para “Vanessa Kaminski – História e Prevenção.”

  1. Andressa Kordiaki disse:

    Uma mulher guerreira, batalhadora e determinada, quem convive diariamente sabe.
    Parabéns por ser esse exemplo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *